AS NOSSAS SOLUÇÕES

Outrora vista como uma curiosidade, hoje as preocupações ambientais assumem-se como fulcrais no pensamento de muitos, havendo cada vez mais a noção da consequência do impacto ambiental de cada atividade humana. Para a Comterra estas questões ecológicas da sustentabilidade são de extrema importância e destacam-se como o elemento fundamental dos nossos projetos.

PISCINAS BIOLÓGICAS

Uma alternativa ecológica às piscinas tradicionais, que conjuga a beleza dum lago natural com as propriedades de uma piscina. 

 

Essencialmente trata-se de um lago artificial, desenhado de acordo com as características específicas do local, constituído por duas zonas, uma para o banho e outra para as plantas. É nesta última que acontecem os processos biológicos e mecânicos de depuração da água, pela ação das espécies aquáticas lá estabelecidas. 

 

Graças à sua beleza natural, que se mantém durante todo o ano, as piscinas biológicas conferem ao local um encanto especial e único.

AQUECIMENTO PASSIVO 

Através de estratégias de captação, armazenamento e distribuição, é possível utilizar a energia solar para o aquecimento de uma construção, sem recorrer a sistemas ativos, que comportam mais gastos de energia e logo, mais custos. 

 

As paredes de trombe e as estufas são então elementos essenciais para a construção ecológica. 

 

Veja algumas das nossas materializações destes exemplos, em projetos e obras.

ETAP - Estação de tratamento águas através de plantas

Em Portugal existem já cerca de 70 Estações de Tratamento de Águas Residuais Através de Plantas (ETAP) para casas particulares e turísticas, que tratam os efluentes de 2 até 200 habitantes.

 

Assume-se como uma alternativa para o tratamento das águas domésticas em meios rurais, apresentando uma série de vantagens sobre o sistema tradicional, entre elas: facilidade de construção, solução local, integração paisagística no lugar, baixo custo de manutenção, rendimentos ótimos, depuração eficaz e longevidade. 

 

 

MATERIAIS ECOLÓGICOS

Conheça os materiais que utilizamos regularmente nas nossas obras, as suas virtudes, capacidades e as razões que fazem deles ecológicos.

 

Descubra os materiais exclusivos que usamos para criar a excelência ecológica. 

EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

Tem um projeto que deseja tornar eco-eficiente?

 

Tem uma casa construída e quer torna-la eco-eficiente?

 

Nós trabalhamos consigo, com o seu arquiteto e com o seu construtor, de modo a que a sua casa possa ser mais eficiente energeticamente. 

CONSTRUÇÃO TRADICIONAL E MISTA

A atividade de projetar, assessorar, fiscalizar e construir, tem sido  a materialização da nossa história desde 1997.

 

Veja algumas das nossas materializações em projetos e obras.

CONSTRUÇÃO COM TERRA

No passado muito conhecida e utilizada em certos locais do nosso país, especialmente na região Alentejana, este tipo de construção foi gradualmente sendo substituído por métodos mais modernos e comuns, logo, mais acessíveis.

 

Porém, neste advento do despertar de uma consciência ambiental, estas técnicas de construção em terra têm vindo a ganhar protagonismo na arquitetura, apresentando-se como uma excelente solução para quem quer uma construção mais ecológica e eficiente, com inúmeras vantagens a nível de conforto térmico e acústico.

VENTILAÇÃO NATURAL

Todos os nossos projetos têm como prioridade a utilização da ventilação natural.

 

Trata-se de um conjunto de estratégias, materializadas em sistemas de diversas complexidades, tendo em vista o conforto ambiental e a qualidade do ar, sem recorrer a meios mecânicos dispendiosos.

 

É uma solução de construção que permite que quaisquer humidades sejam eliminadas ao mesmo tempo que regula a temperatura de forma natural e continuada.

 

COBERTURAS VERDES

Também chamadas de coberturas ajardinadas ou ecológicas, afiguram-se como uma alternativa ecológica às tradicionais coberturas inclinadas ou planas, ainda pouco exploradas em Portugal.

 

Existem vários tipos, diferindo no nível de manutenção que necessitarão, de acordo com as espécies vegetais a plantar, com o sistema de rega, e se será visitável ou não. Contudo, são uma solução com inúmeras vantagens (estéticas, ambientais, sociais e económicas) e com apenas poucas desvantagens, como por exemplo um maior investimento inicial.

CONSTRUÇÃO COM MADEIRA

A madeira é o material de eleição COMTERRA relativamente à construção de características anti-sísmicas. 

 

São utilizadas madeiras maciças assim como aglomerados, cuidadosamente selecionadas de acordo com o seu valor, ecologia e adequação ao caso específico.

 

Além disso, com este material é possível executar os mais diversos elementos construtivos, desde janelas, portas a lajes de cobertura e de pavimento, permitindo sempre uma rápida execução.

 

CONSTRUÇÃO EM BARROCAL

O BARROCAL® é o resultado de uma nova técnica de construção para a realização de paredes autoportantes ou mistas, de edifícios ou muros, consoante a arquitetura, de elevada qualidade e com características impressionantes no que diz respeito à permeabilidade ao vapor de água, inércia térmica, isolamento térmico e acústico...

A CORTIÇA
O NOSSO ISOLAMENTO

A cortiça é a casca do sobreiro (Quercus Suber L), uma árvore nobre com características muito especiais, que cresce nas regiões mediterrânicas como Espanha, Itália, França, Marrocos, Argélia e, sobretudo, Portugal, onde existem 716 mil hectares de montado de sobro, bem como uma indústria da cortiça de grande importância económica.

 

O sobreiro é uma árvore espantosa, de grande longevidade, e com uma enorme capacidade de regeneração. Consegue viver, em média, 150 a 200 anos, apesar dos muitos descortiçamentos que lhe fazem ao longo da sua existência: cerca de 16 intercalados por períodos de nove anos. Este tecido vegetal que o Homem recolhe tão 

cuidadosamente – a cortiça – possui qualidades únicas, inigualáveis e que até hoje nenhum engenho humano conseguiu imitar ou ultrapassar:

 

Muito leve

Impermeável a líquidos e a gases

Elástica e compressível

Excelente isolante térmico

Excelente isolante acústico

Combustão lenta

Muito resistente ao atrito

 

Mas é, acima de tudo, um material 100% natural, reciclável e renovável, três atributos imprescindíveis numa sociedade como a atual que se deseja cada vez menos poluída e amiga do ambiente.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now