MORADIA IAN&JULIE
TAVIRA, FARO
ASSESSORIA E FISCALIZAÇÃO
ECO-CONSTRUÇÃO
Inserido num terreno com 40520m2 em Área de Proteção aos Sistemas Aquíferos, o conjunto edificado existente, executado em estrutura de pedra, apresentava um avançado estado de degradação/ruínas.
O programa habitável da moradia desenvolve-se num piso térreo com área de 238.14m2 e num piso superior com área de 90m2. Além dos pisos habitáveis referenciados, a moradia usufrui de um piso em cave, com área de implantação de 238,00m2, destinado à zona de garagem e arrecadação assim como de uma piscina biológica com 150.00m2.
A nova proposta do conjunto edificado, além da habitação requerida, engloba espaços anexos como um novo Curral, uma casa de apoio à Piscina Biológica e a recuperação da Eira.
MORADIAS UNIFAMILIARES COSTAS DE CÃO, TRAFARIA - ALMADA
PROJETO, ASSESSORIA E FISCALIZAÇÃO
Moradia unifamiliar constituída por dois edifícios, tendo em vista a sua utilização por 2 famílias. O edifício principal com R/chão, 1º andar e cave, e outro, casa do caseiro, com R/chão. A solução estrutural é ecológica, autoportante em terra e madeira.
MORADIA UNIFAMILIAR
BELAZAIMA DO CHÃO,
ÁGUEDA
PROJETO, ASSESSORIA E FISCALIZAÇÃO
A moradia insere-se num terreno com uma área de 4650 m2, onde, na sua envolvente se projetam diversos espaços e usos com naturezas distintas como por exemplo uma área de jardim, uma zona de vinha e circulações, uma zona de natureza livre, um terreno de cultivo, uma eira e uma horta.
HOTEL RURAL ALCANTARILHA
PÊRA, SILVES
PROJETO
MEDTRONIC
LISBOA
REMODELAÇÃO INTERIOR
Estudo da envolvente e primeiros esquissos.
Estudo da envolvente e primeiros esquissos.
MUSEU DO JURÁSSICO
LOURINHÃ, LISBOA
ESTUDO PRÉVIO
REABILITAÇÃO DO CASTELO DE SILVES
PROJETO, ASSESSORIA E FISCALIZAÇÃO
Autores: Pedro Correia e Mário Varela Gomes.
Todo o interior do Castelo de Silves foi remodelado, tendo como base concetual a presença Muçulmana neste castelo.
Foi projetado e criado um jardim com espécies vegetais trazidas até nós naquelas épocas, a cisterna foi reabilitada como espaço visitável, foi projetado um bar e I.S., onde a taipa está presente como elemento de transição entre uma atitude e tecnologias mais atuais e o mundo antigo.
MORADIA UNIFAMILIAR COIMBRA
ASSESSORIA E FISCALIZAÇÃO
CONSTRUÇÃO MISTA
Habitação unifamiliar, tipologia T4 com área de implantação da habitação de 285.92m2, área bruta de construção da habitação de 462.63m2 (incluí cave, rés-do-chão e primeiro piso).
Estrutura em betão armado e paredes exteriores em alvenaria de tijolo.
MORADIA QUINTA DA TERRA
SÃO DOMINGOS, SANTIAGO DO CACÉM
PROJETO DE REABILITAÇÃO
O existente consistia numa casa tradicional Alentejana com cerca de 90m2 (incluindo a área do forno), subdividida de forma usual, da época de 1940 a 1970.
A intervenção baseou-se na subdivisão de 1 dos compartimentos e composição interior de modo a proporcionar uma melhor vivência.
MORADIA UNIFAMILIAR ARRAIOLOS
PROJETO E OBRA
CENTRO ÓPTICO
PAREDE
PROJETO, ASSESSORIA E FISCALIZAÇÃO
Autores: projeto Arq. Arménio Alcântara, assessoria e fiscalização Arq. Pedro Correia.
CASA DECOR
PROJETO E OBRA
MORADIA GÓIS
GÓIS, COIMBRA
PROJETO E OBRA
Para promover este tipo de intervenção, construção/reabilitação de um edifício de habitação, foi necessário realizar o levantamento arquitetónico do conjunto edificado existente. Trata-se de um edifício antigo, cuja composição estrutural é definida por paredes exteriores resistentes em pedra, vigamentos e pavimentos em madeira a descarregar nas paredes resistentes e estrutura da cobertura em madeira. A proposta arquitetónica insere-se no âmbito da Eco-Construção que inclui várias disciplinas, de realçar o bio-climatismo, a construção com terra, bio-construção, a reutilização das águas das chuvas, entre outras, isto para referir que de um projeto com estas intenções, resultam, vantagens para o ambiente envolvente e em geral, visto ser menos emissor de CO2 para a atmosfera.
Paredes originais em pedra e paredes novas em Barrocal. Todo o sistema estrutural é autoportante e para tal possui espessuras de parede superiores às normais, com evidentes ganhos térmicos e acústicos.
MORADIA TAHEER
MONTE ESTORIL, CASCAIS
REMODELAÇÂO
Remodelação de habitação unifamiliar T4 existente, com implantação 177.60 m2 e 535.27 m2 de área bruta de habitação.
O objetivo foi a remodelação da habitação com o intuito de a dotar de características de habitabilidade e funcionalidade, em harmonia com os espaços envolventes, contribuindo para a atual política de reabilitação da massa construída do Concelho de Cascais.
As opções têm em conta o facto de a cal ser o elemento básico de construção, estando esta apenas adaptada a receber materiais com semelhante coeficiente de elasticidade, daí a recuperação ser em argamassa de cal.
As restantes opções, em particular o revestimento de cortiça expandida de alta densidade, no seu revestimento exterior, resulta da necessidade que esta construção tem de “respirar” termo usado para as trocas gasosas entre o interior e exterior e vice-versa.
MORADIA UNIFAMILIAR
VIMIEIRO, ARRAIOLOS
PROJETO E OBRA
Trata-se de uma habitação unifamiliar ecológica com 4 assoalhadas distribuídas na sua totalidade em 1 piso.
Na construção anexa podemos encontrar uma área técnica com um pequeno armazém para máquinas agrícolas.
No exterior, em frente à sala de estar e dos quartos temos um pequeno alpendre que sombreia o envidraçado no Verão.
A solução estrutural da moradia baseia-se em construção autoportante com paredes de alvenaria de adobe reforçada, com cobertura de 2 águas com telha de aba e canudo, com estrutura de madeira, isolamento e caixa-de-ar.
MORADIA NAIR
AROEIRA, CHARNECA DA CAPARICA
PROJETO
RESTAURANTE BAR
JARDIM DO LAGO
MONTE ESTORIL, CASCAIS
PROJETO E OBRA
Adaptação do espaço existente, a um Restaurante / Snack-Bar.
As alterações propostas visam criar e melhorar as condições de bem-estar dentro e fora do estabelecimento, dotando as instalações de melhores condições visuais, térmicas e acústicas.
O tipo de estrutura proposta é toda ela ligeira e desmontável com materiais como madeira, cortiça e vidro.
Projeto original antes da remodelação.
Projeto original antes da remodelação.
Projeto original antes da remodelação.
RESTAURANTE SNACK-BAR FLOR DE S. JOÃO
SÃO JOÃO, ESTORIL
REMODELAÇÃO
Atualização em breve.
MORADIA BI-FAMILIAR
VILA NOVA DE FAMALICÃO, BRAGA
PROJETO E OBRA
Trata-se de uma habitação unifamiliar com tipologia T4 e está orientada longitudinalmente para Norte-Sul, implicando que os seus alçados principais estejam virados para norte (caminho público).
A solução baseia-se em vigas e pilares de betão armado com paredes de alvenaria de tijolo de terra e cobertura plana.
FABRICA FRADICAL
PROJETO
VILLA DUARTE
SANTARÉM
PROJETO
O objetivo proposto é a realização de uma habitação unifamiliar com tipologia T4, estando orientada longitudinalmente Este-Oeste. Pretende-se que a proposta arquitetónica esteja em harmonia com os espaços envolventes. Trata-se de construção de raiz, com 279.21m2 de área bruta de habitação, estando este terreno sem qualquer tipo de construção. A solução estrutural da moradia será em vigas de madeira com paredes de alvenaria de tijolo de adobe autoportante e cobertura em terraço.
JARDIM PEDRO MARIA
CARNAXIDE, OEIRAS
PROJETO
MORADIA MESSEJANA
MESSEJANA, ALJUSTREL
PROJETO DE REABILITAÇÃO E OBRA
PISCINA BIOLÓGICA
QUINTA DA FONTOURA
OBRA
SOLCONSTRÓI
ANGOLA
PROJETO
STAND ISOCOR
PROJETO
BTC - Bloco de Terra Compactada
VILA DO CONDE
PROJETO E OBRA
Terreno localizado no Concelho de Vila do Conde, com área de 574m2.
A habitação unifamiliar possui 108m2 de implantação e 216m2 de área bruta, bem como a construção de uma garagem de 30m2 de área bruta, com uma área útil da garagem é de 23.87m2.
Trata-se de tipologia T4 em que a habitação uni-familiar bioclímática adquire 5 assoalhadas.
RESTAURANTE GOVINDA JI
OEIRAS, LISBOA
PROJETO E OBRA
Projeto de remodelação para Salão de Chá GOVINDA BIO, integrado no Jardim Municipal de Oeiras.
Pretende-se que o espaço seja didático ao ponto de informar os seus utentes da história, proveniência, uso medicinal e modo de preparação do chá, para além do seu sabor peculiar.
Dentro do interesse de preservar todo o existente, localizou-se a copa no exterior do edifício, no extremo norte da esplanada, de forma a dotar o espaço de melhores características funcionais e de não desvirtuar a ambiência dentro do edifício octogonal com características ímpares.
MORADIAS UNIFAMILIARES
FUNCHAL, MADEIRA
PROJETO
Autor Arq. Pedro Correia, Atelier Ascenção
A intervenção consiste na construção de 4 moradias unifamiliares em banda, cujos fogos são de tipologia T3, com áreas generosas.
A proposta baseia-se na reinterpretação das formas, dos espaços, dos relacionamentos visuais Homem/Paisagem e das apropriações interiores e exteriores, utilizados na arquitetura e espaços exteriores na zona do Funchal.
Na conceção do edifício teve-se em atenção o facto de que a ele não lhe pudessem atribuir uma frente e traseiras, muitas vezes fatores descaracterizantes de determinados pedaços de cidade.
ALDEIA URBANA
HUAMBO, ANGOLA
PROJETO
Tendo por objetivo a realização da habitação em sistema construtivo otimizado, a solução estrutural traduz-se num sistema misto de pilares e vigas de bordadura em betão armado, com paredes em alvenaria de blocos (BARROCAL) da Fradical, sobre ensoleiramento geral.
A cobertura inclinada será executada em painéis sandwich de 30mm com chapa de zinco perfilada/nervurada, sobre estrutura metálica.
Sendo desenvolvida num só piso, a estrutura de pilares da moradia desenvolve-se numa malha padrão de 4 por 4m.
PARQUE INFANTIL
CASAL DE SÃO BRÁS, AMADORA
PROJETO
RELÓGIO DE SOL
PROJETO
APARTAMENTO NUNO PEREIRA
LINDA-A-VELHA, OEIRAS
REMODELAÇÃO
EXPOSIÇÃO NO MUSEU NACIONAL DE ARQUEOLOGIA
MOSTEIRO DOS JERÓNIMOS, LISBOA
PROJETO E OBRA
Carta de Ordenamento do Território do Plano Diretor Municipal de Abrantes
Loteamento - Hipótese B
ESTUDO DE VIABILIDADE
ABRANTES
ESTUDO DE VIABILIDADE
CENTRO DE ESTÁGIO
MOXICO, ANGOLA
PROJETO
Atualização em breve.
LOJA RAYBAN
PAREDE, LISBOA
PROJETO E OBRA
LOTEAMENTO
COINA, BARREIRO
PROJETO
MÓVEL COFELY GDF SUEZ
PROJETO
COFELY GDF SUEZ
PROJETO E OBRA
COPA
KANDAMBA
ANGOLA
PROJETO
EDIFÍCIO LARGO DO MASTRO
LISBOA
PROJETO DE REABILITAÇÃO
Inox, aglomerado de cortiça expandida e vidro.
Inox, aglomerado de cortiça expandida e vidro.
Aglomerado de cortiça e madeira
Inox, aglomerado de cortiça expandida e vidro.
Móveis em Cortiça
PROJETO