Hoje em dia o turismo é um dos eixos principais do nosso país, sendo uma das atividades mais desenvolvidas e geradoras de emprego e lucro.
Se tem alguma propriedade, ou está a pensar em adquirir uma, saiba se é elegível para um projeto de turismo rural e se tem os requisitos necessários para ser viabilizado.
Ainda antes do projeto, as características do terreno são muito importantes, a sua localização, as infra-estruturas, as condicionantes, as mais-valias que possa ter e outros detalhes. A Comterra ajuda-o na análise de todas as caracteristicas e condicionantes e auxilia-o na seleção de uma propriedade adequada ao objetivo.
Toda a informação disponibilizada pela Comterra está em constante atualização.
Financiamento de projetos de Turismo
Portugal 2020 e PDR 2020
Os sistemas de incentivos do Portugal 2020 e do PDR 2020 apoiam o investimento na criação e expansão de estabelecimentos de Turismo, atividades de Animação Turística e atividades afins.
Os apoios cobrem despesas com projetos, obras e mobiliário, equipamentos, design, desenvolvimento de marca e imagem e divulgação internacional; os montantes financiados variam entre 60% e 75% para o Portugal 2020 e entre 40% e 50% para o PDR 2020.
Os incentivos são atribuídos por concurso e só são apoiados os projetos melhor classificados de acordo com critérios que incluem critérios de
- qualidade técnica do projeto,
- qualidade da oferta de turismo (serviços, imagem),
- qualidade de gestão e
- elementos diferenciadores que aumentem o valor acrescentado da oferta na região.
Os planos de arquitetura devem estar licenciados à data de apresentação das candidaturas e os candidatos devem verificar um conjunto de requisitos que incluem entre outros a disponibilidade de capitais próprios (normalmente 25% do valor do investimento).
Os incentivos do Portugal 2020 e do PDR 2020 são atríbuídos por concurso que abrem periodicamente.
Linha de Apoio à Qualificação da Oferta de Turismo
Linha de financiamento bancário apoiada pelo Turismo de Portugal destinada a:
- requalificação ou criação de empreendimentos diferenciadores,
- resultantes da adaptação de património cultural edificado classificado,
- criação/requalificação de empreendimentos ou atividades de animação turística,
- criação/requalificação de restaurantes diferenciadores ou em património cultural
Os apoios são de até 75% do valor do investimento, o período de carência é de até 4 anos e a taxa de juro é bonificada; a Linha de Apoio à Qualificação está aberta em contínuo.
Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior
Linha de financiamento bancário apoiada pelo Turismo de Portugal destinada a apoiar projetos de turismo que promovam o desenvolvimento do turismo nas regiões do interior.
São beneficiários empresas privadas ou entidades públicas, os apoios estão limitados a 150 mil euros para empresas privadas e 400.000 euros para entidades púbicas, cobrem do 90% do valor do investimento e têm uma componente a fundo perdido condicionada ao cumprimento de objetivos.
A Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior está aberta em contínuo.
Portugal Ventures
Financiamento de capital de risco destinada a:
- projetos de animação turística associados ao património cultural e natural;
- projetos de alojamento associados à promoção da cultura ou do ambiente;
- projetos de base tecnológica relacionados com espaços culturais e naturais.
As candidaturas abrem periodicamente.