top of page

Aquecimento Passivo 

 

 

Estratégias essenciais para uma construção ecológica
 

Tendo como objetivo uma construção ecológica há que saber tirar partido das condições naturais do local, e o aquecimento passivo é exatamente isso: um conjunto de estratégias de captação, armazenamento e distribuição de energia tendo em vista o conforto térmico interior, sem utilizar sistemas ativos de climatização, que implicam consumo de energia e custos. 

 

Todos os nossos projetos têm em consideração as características específicas do lugar, analisando corretamente todos os componentes que a Natureza coloca ao nosso dispor, de modo a ser possível utilizá-los da maneira mais eficiente. 

 

As paredes de trombe e as estufas são precisamente duas maneiras diferentes, mas assentes no mesmo princípio, de, tirando partido da energia solar, aquecer o interior de uma edificação.

 

Tendo em conta a atividade de cada divisão e a necessidade de iluminação natural e aquecimento, projetam-se estes elementos, corretamente dimensionados e orientados, de forma a satisfazer as necessidades térmicas.

 

Na sua essência as paredes de trombe é um sistema através do qual uma parede maciça, com uma massa térmica capaz dum grande armazenamento, durante o dia absorve a energia solar e a liberta durante a noite. Esta estratégia permite um controlo bastante eficaz da temperatura interior, sendo capaz de assegurar uma temperatura estável e confortável em todos os períodos do ano.

 

As estufas funcionam de uma forma semelhante, com a diferença de que podem situar-se longe da construção ou adjacentemente, sendo que a transmissão se processa diretamente por convecção, no caso de serem divisões contíguas, ou por condução através dum sistema de tubagens. 

bottom of page